2. A produção da fala, como resposta à audição, desenvolve-se segundo várias etapas:
1. uma resposta não verbal
2. uma resposta de uma palavra
3. uma resposta de duas ou três palavras
4. uma frase curta uma frase composta
No início do processo de aquisição da língua, os alunos falam sem correcção gramatical. Lentamente, devido à recepção e produção adicional, a sua capacidade de comunicação verbal melhora. Na aula, os erros gramaticais que não afetam o processo comunicativo não são corrigidos. Somente mais tarde quando a "surdez e a fala" estiverem em um nível considerável.
3.As atividades que realçam o processo de aquisição da linguagem são o objectivo principal da aula.
Os exercícios gramaticais não são a prioridade. Os exercícios dependem quer da idade quer da receptividade dos alunos.
A proporção de exercícios gramaticais é de 20%. Esta parte da aprendizagem consciente serve como orientação, ajudando os alunos a verificar os erros gramaticais naquilo que dizem e naquilo que escrevem. Nas aulas, não se espera que os alunos utilizem essa função consciente.
4. A noção de filtro afetivo é particularmente útil.
A intenção é manter este filtro o mais pequeno possível, para obter melhores resultados. Por outras palavras, quanto menor a pressão a que um estudante estiver sujeito, mais pequeno será o filtro afetivo. Isto consegue-se cativando a atenção dos estudantes nos assuntos que lhes interessam, os assuntos com os quais se identificam e acerca dos quais sejam capazes de partilhar opiniões. Isto cria na sala de aula um ambiente propício à aprendizagem de uma língua estrangeira. Aqui os alunos expressam a sua opinião sobre uma determinada situação partilhando as suas ideias. Para nossos alunos, a língua estrangeira é uma ferramenta para a comunicação.